sexta-feira, 31 de outubro de 2014

12 de Outubro

CHEGADA

A verdadeira arte de viajar...
A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!

Mário Quintana













No primeiro dia da viagem, passamos uma tarde muito especial. Guiados por Núria, adentramos no
El Gòtic (Barri Gòtic), desvendando um pouco da história de suas ruas estreitas e labiríticas, bem como de seus edifícios e monumentos. El Gòtic ("O Gótico") nos convida a "callejear", como se diz em bom castelhano, passear a pé observando a vitalidade deste bairro que conta com uma expressiva diversidade humana. O Gótico é um dos quatro bairros que formam o distrito de ciutat vella, em Barcelona. É o núcleo mais antigo da cidade. O nome "gótico" é uma referência ao estilo gótico predominante em suas construções.






















Caminhar pelo Gótico permite revisitar o passado romano, já que a cidade medieval foi construída no mesmo espaço onde antes esteve a cidade romana, Barcino. Este passeio nos deu a possibilidade de descobrir uma cidade que nasceu do encontro de diversas culturas, povos e religiões, já que a cidade foi habitada por romanos, católicos, muçulmanos e judeus.















































































Saindo do Bairro Gótico, nossa segunda parada foi em um dos pontos mais emblemáticos da cidade de Barcelona: o Templo da Sagrada Família











Desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, o local é considerado por muitos como a sua obra-prima mais importante e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado quase que exclusivamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola.











Apesar de não terminada, a Sagrada Família é um dos templos mais visitados da Europa. O projeto inacabado sobreviveu a morte do arquiteto em 1926, cujo corpo está na cripta. A previsão de término do templo é 2026, centenário de sua morte.






























O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória. O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres : quatro em cada uma das três entradas-portais, como cúpulas; haverá um sistema de seis torres, com a torre do Zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem.











O interior da Sagrada Família estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas.



















E para finalizar o dia, Festival Gastronômico no restaurante Els Barrils.





Nenhum comentário:

Postar um comentário